52. VIVA A INTERNET
(fatos ocorridos entre 2005 e 2006)

           Quando meu filho mudou-se para a Europa, em 1999, minhas contas telefônicas passaram a ficar insuportavelmente caras, especialmente nos meses em que a saudade apertava mais como em novembro, por causa de nossos aniversários, e em dezembro, por causa do Natal. Eu fazia de tudo para controlar, mas não queria nem podia deixar de apoiar meu filho que estava sozinho do outro lado do mundo, procurei adaptar-me àquela situação, pois não havia uma solução viável naquela época.

          Meu filho também sofria, pois suas contas telefônicas também eram muito caras, embora na Europa existam atenuantes, como os cartões que custavam apenas dez euros e permitiam uma hora de conversação em ligações internacionais para qualquer país de qualquer continente. Mas este era apenas um paliativo, a solução definitiva para este problema ainda não estava à vista.

          Nesta época eu já utilizava a internet para fins de pesquisa e de criação e manutenção de sites, logo descobri que o software MSN Messenger permitia conversas com audio e vídeo para qualquer país sem custos adicionais, mas meu filho ainda não havia comprado um computador, o jeito era aguardar que um dia isto acontecesse.

          Um dia o Ricardo telefonou-me para avisar que havia comprado um computador e que estava aguardando a instalação da internet em sua casa para tentar comunicar-se comigo, eu senti-me aliviado, logo as tais contas telefônicas voltariam ao normal. Uma semana depois ele telefonou-me pedindo para que eu ficasse online e em seguida conseguimos nos conectar, poder ver e falar com meu filho por horas a fio em todos os finais de semana era algo tão bom que não constava nem dos meus sonhos, é um verdadeiro milagre tecnológico.

          Mas não se trata apenas de matar as saudades, vai muito além disto, enviamos e recebemos na hora fotos e documentos, trocamos endereços de sites interessantes, utilizamos as webcams para mostrar nossas casas, nossos entes queridos e, até, o tempo pela janela. É uma revolução dentro internet, que já é uma revolução dentro da informática. Nunca imaginei que um serviço tão importante como este pudesse ser oferecido gratuitamente ao mundo, pagamos apenas a energia elétrica, o acesso à internet e o desgaste do computador, o que é realmente pouco.

          Creio que as companhias telefônicas pelo mundo afora devem ter sentido o impacto desta nova tecnologia, talvez seus destinos sejam a extinção, especialmente agora, com a popularização do Voip. Mas é assim mesmo, poucas pessoas ainda usam o telegrama ou a carta nesta época em que os e-mails são oferecidos de graça e são, ainda, mais práticos e rápidos. Tudo indica que a evolução, felizmente, caminha no sentido de que todos os serviços básicos sejam gratúitos ou, pelo menos, baratos.



Alma Poética - Contador