53. APOSENTADORIA
(fatos ocorridos em 2007)

          Nunca imaginei-me como aposentado, inativo, mas de repente o tempo passou e aposentei-me, uma mudança repentina e drástica em minha vida. Não mais que de repente eu não precisava mais trabalhar, correr o dia inteiro com o olho no relógio, comer, dormir e acordar em horas certas. Agora não trabalho, mas dedico-me a caminhadas regulares, a manter meus quinze sites atualizados e a assistir muitos filmes, durmo e acordo quando bem entendo e isto é bom demais!

          Sempre que a palavra aposentado era dita eu me lembrava imediatamente do meu avô e do meu pai, que adoravam suas aposentadorias e viviam em uma tranquilidade maravilhosa, mas agora esta palavra refere-se a mim também, mas não quero nem posso ser uma pessoa inativa, à espera da morte, muito ao contrário, quero aproveitar a vida e manter minhas atividades físicas e intelectuais, como as caminhadas e a leitura de poesias, porque quem fica inativo está encurtando a vida.

          Neste momento, depois de afastar-me da empresa em que trabalhei nos últimos 24 anos e dar entrada em minha aposentadoria, estou preparando-me para viajar para a França para encontrar-me com meu filho Ricardo e sua esposa Aude, para passarmos dois meses passeando pela Europa, especialmente por Lyon, cidade encantadora onde eles residem. Será uma viagem totalmente diferente, sem pressa, sem data certa de voltar, sem as preocupações naturais de qualquer trabalhador. Agora vivo uma outra realidade e estou aproveitando-a ao máximo.

          São várias as vantagens que a maturidade nos traz, agora sou atendido rápidamente nos bancos, pago meia entrada nos cinemas e sequer pago ingresso nos parques municipais de Goiânia. Estou concluindo que a idade não nos traz apenas desvantagens como eu imaginava, traz também coisas boas e as pessoas passam a nos tratar muito mais respeitosamente, pelo menos no meu caso.

          Sei que entrei na etapa final de minha vida, que não devo viver mais do que vinte ou, no máximo, trinta anos a partir de agora, mas acabo de ter a certeza de que será a etapa mais tranquila e feliz, sou muito querido por meus pais e filhos, muito estimado e respeitado pelos meus parentes e amigos, sem falar que, com a aposentadoria, livrei-me das únicas pessoas, no ambiente de trabalho, que não gostavam de mim.

          Nunca fiz inimigos, mas acabei ganhando alguns gratuitamente, como sempre acontece nos ambientes de trabalho, pessoas que fiz de tudo para me aproximar e bem relacionar, mas que insistiram em ficar contra mim. A estas pessoas desejo toda a felicidade deste mundo, mas sinto-me imensamente feliz em afastar-me delas. Neste mundo nós, inevitavelmente, colhemos o que plantamos e pessoas negativas infelizmente têm uma colheita desagradável.

          Portanto sinto-me livre, leve e feliz, pronto para aproveitar ao máximo esta última etapa de minha vida, cercado do amor dos meus entes queridos e do carinho de meus parentes e amigos, sem inimigos nem pessoas desagradáveis por perto e levantando todos os dias com uma palavra de agradecimento a Deus e aos meus pais por estas graças que recebo todas as manhãs com o raiar do sol e o despertar dos pássaros.



Alma Poética - Contador