47. PASSEANDO EM PORTUGAL
(fatos ocorridos em 2000)


          Nosso primeiro passeio em Lisboa foi ao Parque das Nações, um parque criado para abrigar a Exposição Mundial de 1998 (Expo 98) e que se transformou em uma das principais atrações de Lisboa. O Parque inclui uma bela estação ferroviária e de metrô (Estação do Oriente), um shopping center (Vasco da Gama), um magnífico aquário (Oceanário de Lisboa), um teleférico com uma linda vista do Parque e de Lisboa, além de diversas instalações para convenções, shows e lazer.

          Outro passeio que muito me agradou foi quando meu filho me levou em seu carro para visitar o Santuário de Fátima. Destaquei o fato do Ricardo ter me levado em seu carro porque para mim, sem qualquer exagero, não existe melhor companhia para uma viagem do que ele, fomos fazendo farra o tempo todo. Mas quando cheguei em Fátima fiquei sério, senti uma força muito grande ao entrar naquele Santuário. Não sou católico, mas tenho certeza de que Nossa Senhora de Fátima é uma santa muito poderosa e deve realizar muitas curas.

          Em Alverca visitei o Museu do Ar, apesar do nome não se trata de um museu sobre o ar que respiramos e sim sobre a aeronáutica. O Museu do Ar é pequeno mas possui um acervo muito bom, o suficiente para agradar a qualquer pessoa que, como eu, goste do assunto, apresentando vários aviões muito bem conservados que contam a história da aeronáutica portuguesa desde o seu início, inclusive alguns exemplares do avião inglês Supermarine Spitfire MK II, da Segunda Guerra Mundial. O Museu do Ar fica atrás da Estação Ferroviária de Alverca e o ingresso é válido para duas visitas.

          A Torre de Belém, que foi batizada como Castelo de São Vicente, deve ser a atração turística mais visitada de Lisboa, mesmo assim preciso destaca-la. Trata-se de um pequeno forte de rara beleza, construído no século XVI para defender o estuário do Rio Tejo, em conjunto com a Fortaleza de São Sebastião. Bem próximo da Torre de Belém estão outras duas maravilhosas atrações Lisboetas, o Monumento de Sagres, dedicado aos navegadores portugueses e o Convento dos Jerônimos, conjunto arquitetônico de rara beleza, onde repousam os corpos de dois grandes portugueses: Vasco da Gama e Luiz Vaz de Camões.

          Depois de quase um mês em Portugal, despedi-me de meu filho demoradamente e embarquei de volta ao Brasil. Assim como a ida tinha sido uma viagem alegre e cheia de esperança, a volta foi uma viagem triste e já cheia de saudade, cheguei a São Paulo às nove horas da noite e me hospedei em um hotel. No dia seguinte, finalmente, cheguei em casa.

          Eu sempre digo que viajar é ótimo, mas a melhor parte é voltar para casa, mas neste caso não me senti assim, se pudesse ficava lá com o Ricardo. Agora que se passaram dois anos de minha viagem, já estou mais acomodado, mas já estou planejando outra viagem com o meu filho, se fosse possível nós passaríamos metade de nossas vidas viajando juntos pelo mundo afora.


          Nota: Dois anos e meio depois desta minha visita meu filho mudou-se para Londres, onde residiu por cerca de dois anos. Duvido que Ricardo volte ao Brasil tão cedo, ainda mais agora que encontrou um grande amor e está planejando se casar. Como minha filha formou-se em Administração Hoteleira e pretende trabalhar no exterior, já percebi que vou ter que me mandar também se quiser ficar perto deles!



Alma Poética - Contador