48. OS CACHIMBLEMAS
(fatos ocorridos em 2001)

Eu sempre tive muitos amigos na empresa em que trabalhava, afinal ali trabalhavam mais de 350 pessoas, mas quatro eram muito especiais: Jeferson Lisboa, Adílio Santos, Neide Teixeira e Renan da Silva. Este grupo de amigos sempre participava das excursões da AERS, que é a associação de servidores da empresa, e se destacava pela união e alegria. Jeferson, então, achou que este grupo deveria ter um nome e o batizou, com a aprovação dos demais, de “CACHIMBLEMAS”, que significa “Cachaça, CHIfre, Mulher e proBLEMAS. Talvez este nome engraçado e atrapalhado tenha sido resultado de nosso estado etílico na oportunidade, mas o fato é que deu certo e com ele nós ficamos conhecidos.

Vários colegas se interessaram em ingressar na nossa turma e alguns, como o Daniel e a Daniella, passaram a fazer parte de todas as nossas atividades. Nas excursões havia todo um planejamento, mandávamos fazer camisetas personalizadas e comprávamos um bom estoque de cerveja, vinho, petiscos e outros complementos indispensáveis e na nossa chegada ao ponto de partida da excursão éramos saudados até com foguetes, era alegria do começo ao fim! Nunca promovemos uma briga ou discussão, embora tenhamos sido obrigados a assistir algumas, nosso lema é paz, alegria e diversão.

Nossos membros participaram de três excursões para Três Ranchos, e de outras com destino a Caldas Novas, Aruanã, Lago das Brisas, São Simão, Santos & Guarujá e Ubatuba. Nenhuma excursão partiu daqui sem levar pelo menos dois Cachimblemas. Segundo o Lionísio, simpático presidente da AERS e organizador das excursões, a simples presença dos Cachimblemas é garantia de sucesso, muitos colegas até deixariam de ir em uma excursão se soubessem que nenhum de nós estaria presente.

Os Cachimblemas estão sempre se encontrando em churrascos e confraternizações, somos um grupo de amigos que encontrou uma identidade em meio à massa de pessoas que se dedicam unicamente aos seus interesses, aos seus egos. Nós procuramos sempre nos divertir juntos, mas também nos preocupamos com os problemas de nossos companheiros, se alguém está em dificuldade procuramos ajudá-lo discretamente, uma pena que este tipo de ação seja tão raro...

Aproveito este espaço para agradecer a alguns colegas de trabalho que nunca participaram dos Cachimblemas, mas que são grandes amigos meus: Sampaio, Divino, Sérgio, Pereira, Giolo, Ronaldo, Rondon, Girsei, Wilson e Rosalino, entre outros. Não cito mais porque minha memória não tem ajudado muito.




Alma Poética - Contador