46. DE VOLTA A PARIS
(fatos ocorridos em 2000)

          Caminhar novamente na Avenida dos Campos Elíseos foi emocionante, fiquei lembrando-me de minha primeira estadia, 34 anos atrás, e pensando nas diferenças. Esta segunda viagem foi muito melhor porque estava com meu filho e porque vimos muito mais coisas. Caminhamos da Praça da Bastilha até a Catedral de Notre Dame, onde encontramos uma linda estátua em mármore de Joana D´arc. De Notre Dame fomos caminhando até o museu do Louvre, que encontrei completamente remodelado.

          Uma das novidades é o Louvre medieval, quando fizeram escavações para criar as novas galerias subterrâneas encontraram o Louvre que existia na Idade Média, em forma de castelo, realmente incrível. As cidades são reconstruídas uma sobre as outras com o passar do tempo. Caminhamos do Louvre até os Campos Elíseos e percorremos este até o Arco do Triunfo. Este foi um passeio inesquecível, quanta cultura e beleza em apenas alguns quarteirões.

          No Arco do Triunfo subimos até uma plataforma no teto e, de lá, admiramos toda a Paris ao entardecer, lindíssimo! Dali continuamos até a Torre Eifel, onde terminamos o passeio do dia admirando a marca registrada de Paris. Em um só passeio nós vimos o que o mundo tem de melhor em matéria de cultura, classe, beleza e tradição.

          Outro passeio que fizemos foi uma noitada no Quartier Latin, o bairro latino de Paris, com seus cafés que nunca se fecham, depois de passearmos por algumas horas em seus boulevards, com algumas paradas para a apreciação de cafés e chopes, meu filho perguntou-me se eu estava cansado. Respondi que não e perguntei o porque de sua indagação. Ele me disse que era porque já passava das duas da manhã e eu não tinha o costume de ficar acordado até tão tarde. Levei um susto, eu jamais faria um passeio à pé no Brasil neste horário. Mas ele me tranquilizou, afinal de conta estávamos em Paris...

          O Palácio de Versalhes impressiona pela sua extensão e pela sua beleza interna e externa, ele está localizado em uma fazenda que foi transformada em Jardim, com dezenas de fontes e esculturas. Pagamos um passeio em uma espécie de carruagem medieval, que cruzou toda a área de Versalhes, seus parques e palácios, o que foi muito agradável. Uma pena que Versalhes seja distante de Paris e se gaste tanto tempo no trajeto para visitá-lo, mas garanto que a visita vale a pena.

          A Disneylândia foi apenas diversão e compra de lembranças, mas valeu a pena porque estávamos cansados e ali deixamos todo o stress. Experimentamos todas as diversões juntos, menos uma montanha russa maluca que meu filho enfrentou sozinho devido à minha covardia. Outra vantagem de viajar com meus filhos é que eles são muito responsáveis e cuidam de tudo, eu faço apenas descontrair e aproveitar.

          Após esta visita eu passei a acreditar que Paris é a cidade mais bela e mais incrível do mundo, o melhor lugar para se viver neste planeta. Mais tarde mudei de idéia, o Rio é muito mais bonito.

          Depois de uma semana retornamos a Lisboa, de onde partimos para conhecer diversas cidades, como Alverca , Vila Franca de Xira (onde meu filho residia na época), Fátima, Porto, Coimbra, Cascais e Estoril. Mas a cidade que mais me impressionou foi Lisboa (onde meu filho residiu em seguida), vale a pena visitar Portugal apenas para conhecer Lisboa. Apenas um lembrete: não conte piadas de português perto de portuguêses, 99% deles detestam estas piadas.



Alma Poética - Contador