59. De Lyon a Veneza
(fatos ocorridos em 2007)

          Estava muito quente e meu filho resolveu sair de Lyon no final da tarde para que chegássemos a Veneza no início da manhã; assim sofreríamos menos com a viagem e aproveitaríamos melhor o dia. Na viagem, eu e minha nora tiramos uns bons cochilos, pois confiamos totalmente no nosso excelente motorista; mas em determinados trechos, meu filho acordava-nos para que pudéssemos apreciar algumas paisagens, como um lago no alto dos Alpes, próximo da fronteira entre a França e a Itália, iluminado pela lua cheia e rodeado de altas montanhas.

          Como em Veneza hotéis e estacionamentos são muito caros e de difícil acesso, resolvemos nos hospedar na linda cidade praiana de Chioggia, que fica no Golfo de Veneza, no Mar Adriático, bem próxima de Veneza. Nosso hotel, Nuovo Doel, a dois quarteirões da praia, dispõe do serviço de praia privativa, o que é um pouco caro mas oferece muito conforto e segurança aos banhistas. O bairro praiano da cidade chama-se Sottomarina e é relativamente novo.

          No primeiro dia fomos à praia e descansamos da viagem, nosso hotel é moderno, muito confortável e administrado por uma família muito simpática, como a grande maioria dos italianos. Aproveitamos a tarde para fazer alguns passeios a pé e conhecer o bairro onde estávamos hospedados, foi um dos dias mais tranqüilos da viagem.

          No dia seguinte, embarcamos em um navio que nos levou por um passeio no Golfo de Veneza, incluindo as belas ilhas de Murano e Burano, entre outras. Foi um passeio lindo, durante o qual pudemos ver as gigantescas obras de contenção para evitar as inundações em Veneza. Desembarcamos nas proximidades da Piazza San Marco e seguimos pelos becos e canais de Veneza até a Piazzale Roma, do outro lado da cidade, onde fomos obter informações sobre o ônibus para Chioggia.

          Passamos o dia todo em Veneza, caminhando por suas vielas, percorrendo seus canais e tirando centenas de fotos desta cidade mágica e absolutamente linda. Entre os passeios que fizemos, estão as catedrais de San Giorgio Maggiore, Santa Maria della Salute e San Marco com o mirante em seu campanário de cem metros de altura. Também visitamos, entre outros, o Palácio Ducale, a Galeria da Accademia, o Ca' D'Oro e o Jardim Papadopoli. No final do dia, regressamos à Piazzale Roma para tomar o ônibus que nos levaria a Chioggia Sottomarina, para jantarmos e descansarmos.


          Passamos o dia seguinte todo na praia, que é como uma enorme piscina, pois não tem ondas, apenas pequenas marolas, e é rasa até uns cinqüenta metros de distância da praia, onde nadei muito, descansei bastante e até tomei um pouco de sol, que não estava muito forte naquele lindo dia.

          No final do dia, fizemos uma gostosa caminhada pela praia de Sottomarina, no Mar Adriático, jantamos e retornamos ao hotel. De manhã, fomos ao correio para despachar uma dúzia de cartões postais que havíamos comprado em Veneza e embarcamos no carro para dar continuidade a nossa viagem, cruzando a Itália novamente, agora em direção ao sul da França, onde visitaríamos lindas cidades e freqüentaríamos outra praia, desta vez no Mar Mediterrâneo.



Alma Poética - Contador