64. A VIDA CONTINUA...
(fatos ocorridos em 2008 e 2009)

          2008 foi um ano difícil, minha mãe, após perder o marido com quem estava casada há 61 anos, passou por diversos problemas de saúde, a maioria deles de origem emocional ou agravados por seu estado de espírito. Cheguei a pensar que ela não conseguisse sobreviver, tamanho o desânimo e tristeza que apresentava.

          Mas no segundo semestre de 2008 ela começou a melhorar, dando sinais de que se recuperaria da terrível perda que sofrera. Agradeci muito a Deus por isto, pois não consigo sequer imaginar o que aconteceria se ela me faltasse logo após o falecimento do meu pai, perder duas pessoas tão maravilhosas teria sido um golpe terrível demais.

          Com sua melhora e a ajuda de minha filha, que tanto nos auxilia, pude começar a desenvolver outras atividades e aceitei administrar o site da ONG Amazonas Visão (http://www.amazonasvisao.org.br), fundada pelo meu amigo de infância Luiz Sérgio Pacheco Santos (citado no capítulo 8 deste livro) e que tem por objetivo levar assistência médica a populações ribeirinhas dos Rios Araguaia e Amazonas, um trabalho importante e maravilhoso.

          A princípio apenas criei uma nova versão para o site, organizando seu conteúdo, mas aos poucos fui me envolvendo nos trabalhos da ONG e em 13 de março de 2009 participei de uma atividade nas cidades de Balisa (Goiás) e Torixoréu (Mato Grosso), quando foram realizados mais de 1.200 atendimentos de diversas especialidades médicas, entre consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de ultrassom. Foi uma experiência maravilhosa que recomendo a pessoas de todas as idades.

          Fiz dezenas de amizades com os voluntários da ONG, que são pessoas simples e muito simpáticas e pude observar a importância deste trabalho idealizado pelo Luiz Sérgio para as pessoas daquelas cidades, que nem em Goiânia ou Cuiabá (cidades distantes cerca de 500 quilômetros) teriam um atendimento tão completo, gratúito e rápido como o fornecido pela Amazonas Visão.

          Para dizer a verdade não vejo a hora de participar de outra atividade, não só para rever os amigos da ONG, como para sentir de novo o prazer de participar de um projeto tão grandioso. Como é bom ver a alegria estampada no rosto das pessoas, desde o gari até o prefeito, todos querem demonstrar sua alegria com a nossa presença.

          Também, com o intúito de desestressar, aceitei participar de uma excursão com meus ex-colegas de trabalho para a linda cidade de Ubatuba, no litoral paulista, onde permanecemos por três dias de muita praia e diversão. Para quem, como eu, não consegue dormir em nenhum meio de transporte, é difícil passar quatorze horas em um ônibus, mas o sacrifício foi plenamente recompensado pelas lindas paisagens de Ubatuba, adoro fotografar paisagens marítimas (especialmente com barcos) e são raras as oportunidades que tenho para fazer isto, então tratei de aproveitar!

          Esta excursão foi também uma despedida, pois talvez seja a última em que pude desfrutar da companhia e da alegria de minha querida amiga Neide Teixeira, que logo depois mudou-se com a família para Manaus. Uma pena que os amigos Jéferson Lisboa e Adílio Santos não puderam participar, com eles o grupo de amigos que chamamos de "Cachimblemas" estaria completo e a diversão seria ainda maior!

          Meu filho e nora mudaram-se para Londres em 2008, para que minha nora pudesse fazer seu curso de pós-graduação e no próximo mês de setembro deverão retornar a Lyon, cidade muito mais agradável de se viver do que a megalópole inglesa. Estou planejando visitá-los nos meses de julho e agosto de 2009, para matar as saudades que se acumularam nestes dois últimos anos e desfrutar mais um pouco de suas companhias, o que para mim é simplesmente maravilhoso.

          Apesar deste livro só terminar com a minha morte, pois continuarei a escrevê-lo, resolvi publicá-lo no primeiro semestre de 2009, porque não sei se alguém se interessará em publicá-lo após o meu falecimento. Como é melhor ter um passarinho na mão do que dois voando resolvi por desfrutar em vida desta alegria.


Fim (será?)

Alma Poética - Contador