57. De Luxemburgo a Berna
(fatos ocorridos em 2007)

          Saímos cedo de Luxemburgo e nos dirigimos, de volta à França, em direção à linda cidade de Estrasburgo, que tem várias construções medievais de grande beleza, como as Ponts Couverts e a Barrage Vauban. Ficamos encantados com o bairro antigo da cidade, conhecido como Petit France, com suas construções no estilo normando. Gostamos também de ver as lindas maisons nas margens do Rio Ill (iLL), que corta toda a cidade com seus braços.

          Depois de três dias passeando em Estrasburgo, cruzamos o Rio Reno e adentramos na Alemanha. Passeamos algumas horas na encantadora vila de Kehl, que possui um lindo jardim nas margens do Rio Reno, e partimos para Stuttgart, uma linda e moderna cidade de porte médio. Estacionamos o carro em um estacionamento subterrâneo próximo à Estação Central da cidade e saímos passeando a pé.

          Caminhamos algumas horas pelo centro da cidade; paramos em um shopping para almoçar, passar as fotos para cds e, assim, limpar as memórias de nossas câmeras. À tarde pegamos o carro e nos dirigimos à Fernsehturm, a moderna torre de tv da cidade. Tomamos o elevador e subimos os 270 metros da torre, de onde se tem uma visão fantástica de Stuttgart e de toda a região em sua volta. Tiramos muitas fotos e descemos para relaxar tomando um legítimo chope alemão em um bar típico aos pés da torre. Não se pode sair da Alemanha sem tomar um chope alemão...

          No início da noite voltamos ao hotel em Estrasburgo para descansar, com uma parada em um restaurante, onde saboreei meu prato predileto: filé com fritas. No dia seguinte, voltamos à Alemanha, e descemos em direção a Berna, na Suíça, passando pela conhecida cidade de Freiburg. A estrada, no seu início, estava em obras e congestionada, mas logo alcançamos a parte já reformada e fizemos uma excelente viagem. As estradas européias são maravilhosas!

          Mais uma vez aproveitei que viajava sozinho no banco de trás e tirei um cochilo; acordei quando nos aproximávamos de Berna, bem a tempo de avistar sua primeira e linda paisagem: o centro da cidade, visto do alto do Parque Rosengarten. Estacionamos o carro ali, descemos pelo parque, cruzamos a ponte Nydeggbrücke e adentramos no centro da cidade pela linda Gerechtigkeitsgasse, com seus arcos cheios de cafés e lojinhas. Fiquei realmente surpreso com a beleza de Berna.

          Na entrada da cidade, há um ótimo centro de informações para turistas (junto à ponte Nydeggbrücke), com escritório, bares, lojas e banheiros amplos, limpos e gratuitos. Na Europa encontramos muitos banheiros amplos e limpos, mas são poucos os que, além disto, ainda são gratuitos. Na entrada deste centro existe uma área rebaixada onde se encontram alguns ursos pardos, símbolos da cidade.

          Passamos o dia passeando em Berna, cruzando a Marktgasse e as ruas próximas, com suas torres e relógios maravilhosos. Berna não é um dos principais destinos europeus; é uma cidade relativamente pequena, antiga e sem grandes atrativos turísticos, mas adorei conhecê-la, porque ela é totalmente diferente de Geneva e Lausanne, as cidades Suíças que eu conheci em minha primeira ida à Europa, em 1966.



Alma Poética - Contador