43. A FLÓRIDA
(fatos ocorridos em 1998)

          Assim que colocamos nossas malas no quarto do hotel, saímos em disparada para conhecer um dos maiores shoppings do planeta, o "Sawgrass Mills". Este shopping tem apenas um pavimento, mas extende-se por centenas de metros. Após três dias explorando-o chegamos em uma área de alimentação que ainda não havíamos visto, onde encontramos uma lanchonete famosa chamada "Rain Forest".

          Feitas as compras partimos para Orlando, passando pelas famosas instalações da NASA, onde pudemos ver e entrar em vários projetos famosos da NASA, como o Foguete Saturno, o Ônibus Espacial, o Módulo Lunar e outros. Foi a realização de um sonho de criança poder passear por aquele museu ao ar livre e o que mais me espantou foi o tamanho do Ônibus Espacial, agora sei porque o chamam de Ônibus e faço uma idéia da força necessária para colocar aquele monstro em órbita. Chegando a Orlando fomos logo visitar as atrações turísticas da cidade e conhecer o incrível Hard Rock Café de Orlando.

          À Noite estávamos comprando alguns presentes em uma loja no centro de Orlando e perguntamos ao vendedor se ele conhecia um bom restaurante ali por perto. Ele disse que havia um restaurante brasileiro quase ao lado e nos informou o caminho. Foi pura sorte, um excelente restaurante cheio de brasileiros em um ambiente de extrema alegria. No dia seguinte fomos à Disney World, que é a principal atração turística da Flórida hoje.

          Como não ficar maravilhado diante da magia de um mago como o Walt Disney? Eu que lia os gibis, via os desenhos e filmes dele desde a infância, fiquei com as pernas bambas ao adentrar na Main Street USA, a principal avenida do Reino da Fantasia, famosa nos filmes de Disney. Cada reino da Disney World é uma cidade, existem estradas de duas pistas ligando os reinos e ligando a Disney World à estrada interestadual.

          Para ter-se uma idéia, estacionamos o carro em um estacionamento com capacidade para mais de dez mil carros (se esquecer o número da coluna e a letra da fila não terá como encontrar o carro), depois pegamos um trenzinho para ir do estacionamento à estação de trem elevado (monotrilho) que nos levaria ao Reino Mágico. Até a estação do monotrilho leva-se uns cinco minutos de viagem, ali se adquire o passaporte e embarca-se no trem.

          Viajamos mais uns quinze minutos neste monotrilho para chegarmos ao Reino Mágico, que é dividido em quatro terras: do velho oeste, da aventura, do futuro e da fantasia É realmente enorme essa Disney World. Saímos à tardinha para retornar a Fort Lauderdale. Nossa ida à bela cidade de Tampa foi cancelada devido a eu estar gripado, mas ao entregar o carro em Miami verificamos que havíamos percorrido três mil quilômetros na Flórida, ainda bem que a quilometragem era livre.

          Nesta viagem, por sinal, fiquei fã da Hertz, ela só oferece carros bons, em ótimas condições e o atendimento foi excelente. Mudando de assunto, uma das coisas que mais me impressionaram na Flórida foi o trânsito, calmo e organizado. Lá se pode virar à esquerda em qualquer rua, basta ficar na faixa correta. Foi um prazer enorme dirigir aquele carro naquelas estradas e avenidas, sem correrias, sem loucuras, sem stress.

          Talvez porque existem leis muito severas por lá, se você for construir um restaurante eles vão calcular quantos carros vão chegar por dia e você é obrigado a ter vagas para todos eles. Voltei ao Brasil cansado e maravilhado com tudo o que vi, jamais vou esquecer esta viagem que foi melhor ainda porque estava na companhia de um grande amigo. Viajar é ótimo, mas viajar sozinho não tem tanta graça, sem falar na segurança de ter uma pessoa conhecida por perto, para prestar socorro, se for preciso.



Alma Poética - Contador